Saiba agora mesmo como surgiram os rótulos dos produtos

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Você já parou para pensar sobre como surgiram os rótulos dos produtos? Algo tão comum e que tem tanta importância para informar os consumidores passou por um longo período de mudanças. Até chegarem ao formato que conhecemos hoje, muitas transformações aconteceram.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é a responsável pela regulamentação e fiscalização de produtos. Dessa maneira, em conjunto com o Código de Defesa do Consumidor esses órgãos acompanham as embalagens e rótulos, de modo que as informações sejam passadas com clareza para o público.

Como os rótulos são essenciais, muito mais do que apenas identificar qual a marca do produto, entenda mais sobre como eles surgiram e qual é sua importância no mercado.

 

O que é e qual a importância dos rótulos?

Os rótulos são muito mais do que apenas um fator estético para apresentar os produtos. Além de ser fundamental para a comunicação visual e branding da marca, nas embalagens há uma série de informações relevantes para os consumidores.

Os rótulos caracterizam os dados e informações que estão presentes nas embalagens. Portanto, é tudo que está transcrito e se refere ao item. No entanto, também pode ser encontrado um contra-rótulo, que é um novo formato onde se colocam informações adicionais sobre o produto — e tem esse nome por ser colocado do lado oposto ao rótulo.

Fora os dados e informações importantes, também é necessário contar com aspectos mais técnicos, entre eles os materiais de que os rótulos são feitos, a impressão termica e outras questões. Por isso, entenda mais sobre a importância dos rótulos nos produtos.

 

Identificar a marca

A Revolução Industrial foi uma das principais transformações que trouxe a mudança nos rótulos. Afinal, a indústria percebeu como esses itens e as embalagens podem impactar os consumidores e fazer com que os produtos sejam vendidos mais rápido. Nossos olhos gostam de enxergar beleza até mesmo no momento de fazer compras.

Com o intuito de ter diferenciais e criar embalagens que sejam facilmente identificadas pelo público, as marcas investem em rótulos cada vez mais personalizados. Assim, isso se torna uma vantagem competitiva, pois quem nunca comprou um produto por ter se atraído pelo frasco, recipiente ou pacote em que ele estava, não é?

Diante disso, com o passar das décadas as empresas foram percebendo a importância de criar rótulos que identificassem em suas mercadorias a marca em si. Dessa maneira, eles se destacam dos demais e também são uma forma de comunicação com os consumidores.

 

Mostrar informações obrigatórias

Um dos principais objetivos dos rótulos é o de entregar informações mais básicas ou complexas sobre os produtos para os consumidores. Além da lista de ingredientes ou componentes, também constam:

– data de validade;

– modo de uso;

– conservação adequada;

– origem do produto (local de fabricação) e outras informações.

 

Como ocorreu seu surgimento e evolução?

Antes de os rótulos serem do jeito que os conhecemos, aconteceram muitas transições tanto na rotulagem quanto nas **embalagens**. Os primeiros registros datam do ano de 1880, aproximadamente, pouco mais de um século depois da Revolução Industrial. Nesse período, muitos produtos começaram a surgir, e era preciso encontrar uma maneira de diferenciá-los.

Além disso, os comerciantes notaram que era preciso se destacar no meio de tantas outras mercadorias e chamar a atenção de seus consumidores. Dessa forma, alternativas criativas começaram a surgir, e uma delas foram as **etiquetas**. Ao aplicar essa opção, informações sobre os produtos eram acrescentadas, como quem era o fabricante.

Nos últimos anos isso se tornou ainda mais interessante devido à tecnologia. Assim, foram inseridos códigos de barra e os rótulos começaram a ser feitos com materiais especiais que são mais **duráveis**, permitindo diferentes tipos de armazenamento (como em temperaturas baixas ou que entram em contato com água).

Regulamentações

Depois de as **etiquetas** serem inseridas, os órgãos reguladores entraram em ação para que isso fosse feito de forma mais consistente. Nesse contexto, começou a ser obrigatória a inserção de informações que sejam de interesse dos consumidores, entre elas a tabela nutricional ou a composição dos produtos.

Dessa forma, o desenvolvimento dos rótulos começou a ficar mais regular, pois isso representa uma responsabilidade social que os fabricantes têm com os consumidores de seus produtos.

Rótulos mais agradáveis

Após as **informações obrigatórias**, as marcas também perceberam que a aparência dos produtos era tão importante quanto a qualidade. E, em ocasiões quando os clientes estavam indecisos, eles acabavam escolhendo aqueles que tinham os rótulos e embalagens mais bonitas — e obtinham melhores resultados nas vendas.

Nesse contexto, a identidade visual começou a tomar forma, e as marcas perceberam que apostar em cores, slogans e outros detalhes rendia um número mais alto de vendas. Assim, a preocupação estética também passou a fazer parte do planejamento dos produtos, e se tornaram tão importantes quanto o controle de qualidade. Ou seja, os rótulos também apresentam uma forte influência na decisão de compra.

O que deve constar em um rótulo?

Existe uma enorme variedade de tipos de produtos no mercado, desde o setor alimentício, bebidas, produtos de limpeza, de higiene, medicamentos e uma infinidade de muitos outros. Nesse sentido, como o processo de fabricação e a finalidade desses itens são diferentes, nem sempre em suas embalagens constam as mesmas informações.

No entanto, as regulamentações têm algumas bases em comum. A ANVISA tem como um de seus princípios não permitir que os rótulos contenham qualquer tipo de informação que possa levar o consumidor a tomar uma decisão equivocada. Portanto, do design às informações contidas, tudo deve ser objetivo e de um jeito claro para o público.

De forma geral, as principais informações que devem estar presentes nos rótulos são:

– identificação com nome e marca do produto;

– dados sobre a origem de fabricação (e do distribuidor/importador);

– prazo de validade;

– lote do produto;

– informações sobre a empresa (CNPJ, endereço do fabricante e outros dados);

– instruções de uso ou manuseio do produto;

– instruções para conservação (local adequado, temperatura etc);

– unidade quantitativa (volume do produto em kg, ml ou outra unidade de medida);

– informações de contato da empresa (SAC, ouvidoria e outros).

Rótulos de alimentos

Nas etiquetas e rótulos alimentícios e de bebidas, as informações são fundamentais e devem ser passadas com clareza para os consumidores. Confira algumas delas:

 

– lista de ingredientes dos que contêm maior quantidade para o de menor;

– tabela nutricional;

– informações sobre componentes usados, nutrientes e valor calórico;

– dados sobre quantidade de gorduras, sódio, açúcares e outros elementos;

– declaração de Aditivos Alimentares;

– orientações de consumo e conservação;

– registro do Ministério da Agricultura.

Rótulos de produtos de limpeza

Por conterem ingredientes que podem ser tóxicos ou que colocam em risco a saúde dos consumidores, esses produtos também devem ter especificações em seus rótulos. Portanto, veja quais informações precisam estar presentes:

– objetivo, instruções e passo a passo de uso do produto;

– alerta geral com informações sobre o manuseio correto do item;

– medidas para prevenir acidentes, como possíveis riscos de ingestão acidental ou contato com olhos;

– cuidados que devem ser tomados para conservar o produto adequadamente e também de descarte correto;

– orientações caso ocorram acidentes (como ingestão ou contato com partes sensíveis), como proceder e alerta de cuidados para evitá-los.

Por que é necessário investir nos rótulos?

Em um mercado onde os consumidores encontram produtos novos nas prateleiras a cada dia, se destacar no meio tantas opções é primordial. Dessa forma, é preciso buscar meios para aparecer e chamar mais atenção para a marca entre as concorrentes. As **gôndolas** estão cheias de itens, e para se sobressaltar é essencial investir em um bom design para rótulos e etiquetas.

Quando se investe em rótulos, eles contribuem para proporcionar uma melhor experiência do cliente. Os consumidores costumam ser atraídos por embalagens bonitas e que tenham personalidade, e na era da concorrência acirrada isso pode ser um fator determinante para que a pessoa decida se compra ou não um produto.

Como o comportamento do consumidor mudou e os clientes estão cada vez mais exigentes, as empresas também precisam se adaptar a essa nova realidade. Por isso, muitas marcas estão investindo na reformulação de suas identidades visuais, já que o rótulo e a embalagem podem dizer muito sobre um produto.

Quais as vantagens de um rótulo personalizado?

Os rótulos, etiquetas e embalagens são as primeiras coisas que o consumidor entra em contato quando descobre uma nova marca. Portanto, antes mesmo de utilizar o produto e avaliar se gostou ou não, o público é atraído por rótulos. Existem muitas vantagens em adotar a personalização, como passar uma mensagem mais clara e se destacar do restante da concorrência.

Os rótulos são criados com base em uma série de critérios, entre eles o tipo de produto que será vendido, o material da embalagem, o melhor custo-benefício para a empresa e outros fatores. Nesse sentido, eles podem ser maiores, menores, mais brilhosos ou opacos, de diferentes formatos e muitas outras especificações.

Entenda mais sobre a importância e vantagens de ter rótulos personalizados:

Aumentam a visibilidade e agregam valor

Criar rótulos que atraiam os olhos do consumidor é uma estratégia que certamente agrega mais valor e contribui para o número de vendas. Em um momento de indecisão, geralmente os consumidores optam por aqueles produtos que têm rótulos e embalagens mais bonitos. Ou seja, muitas vezes o conteúdo fica em segundo, pois o público é convencido por aquilo que a marca mostra no lado externo.

Entrega informações mais claras

Além do fato de serem visualmente mais atrativos, os rótulos personalizados também são essenciais para esclarecer dúvidas que os clientes possam ter sobre o produto. Com informações claras e diretas, a marca mostra os benefícios dele. Outro aspecto relevante é que podem ser adicionadas técnicas de neuromarketing, muito utilizadas para aumentar as vendas e convencer o público de que aquela é uma boa escolha.

Facilita a decisão de compra

Todo mundo já passou por um momento de chegar em frente às prateleiras de um estabelecimento sem saber qual item levar para casa. No entanto, os rótulos costumam ter um forte apelo visual na **exposição de produtos**, mostrando seus benefícios, diferenciações e informações mais relevantes.

Dessa forma, o rótulo também é uma parte importante das estratégias de marketing de uma empresa, pois é a mensagem final de convencimento de que aquela escolha é a mais interessante para o consumidor. Um exemplo disso são os produtos do mercado de beleza, que costumam ter rótulos e embalagens bastante interessantes.

São visualmente mais bonitas e atrativas

O branding é um conceito no marketing que está relacionado com ações e materiais que a marca utiliza e, assim, passa uma mensagem para seu público. Essas ações são feitas para mostrar a missão e valores da empresa, que são transmitidos de forma rápida por meio dor rótulos.

Além disso, os rótulos também oferecem outros benefícios, e por isso é uma etapa de extrema importância na elaboração dos produtos. Ou seja, o investimento em rótulos personalizados é fundamental para diversos aspectos, e além dos apontados anteriormente, também é possível notar:

– diferencia da concorrência;

– facilita o processo de logística;

– ajuda na decisão de compras;

– aumenta as vendas.

As dúvidas sobre como surgiram os rótulos e as suas vantagens são comuns, principalmente para quem estuda formas de melhorá-las. Como é uma parte essencial dos produtos, essa fase da criação é determinante e faz toda a diferença na percepção do público não apenas sobre o produto, mas sobre a marca em si. Portanto, investir nisso pode ser um divisor de águas entre ter mais ou mesmo lucratividade no seu negócio.

Para entender mais sobre o assunto e como os rótulos podem ajudar sua empresa, entre em contato com a gente!