Em infinitas cores e design, os rótulos são o que “enchem” os olhos dos consumidores, fazendo com que, muitas vezes, comprem sem se preocupar se o produto vai corresponder exatamente a aquilo que está sendo anunciado.
É comprovado que embalagens bonitas são mais atrativas, conquistam os consumidores e vendem muito mais.
E, grande parte desta atração é exercida pelos rótulos e etiquetas.
Já que, com artes criativas e coloridas, chamam a atenção e despertam uma série de sensações, desde a curiosidade, até o apetite.
Produtos dos mais variados segmentos, como alimentos, bebidas (cervejas, vinhos, sucos e energéticos), cosméticos e produtos da indústria farmacêutica, são os que necessitam de rótulos criativos nas suas embalagens. Já os produtos químicos, e as indústrias calçadista e moveleira, entre outras, necessitam de etiquetas informativas.
Além da função estética, muitos rótulos cumprem a função de gerar credibilidade ao produto, esclarecendo as dúvidas dos consumidores sobre componentes dos produtos, influenciando as decisões de compra e possibilitando que a empresa siga rigorosamente a legislação do seu segmento.
Afinal, algumas áreas como: a alimentícia, a farmacêutica/química e a cosmética têm regras específicas, que devem ser seguidas à risca, para alertar cuidados de manuseio e consumo.
Outra questão bem importante diz respeito ao processo de impressão dos rótulos.
A produção das rotulagens deve estar de acordo com as normas do sistema de gestão da qualidade, baseadas na ISO 9000, parte integrante do Programa de Análise de Produtos, desenvolvido pelo Inmetro.
As empresas que trabalham com produtos que demandam rótulos e etiquetas, muitas vezes, optam por terceirizar este tipo de impressão, desconhecendo que podem contar com soluções econômicas e eficientes na própria empresa, para imprimir conforme a sua demanda.